Espaços de áreas molhadas são decorados por poltronas, chaises e peças assinadas por designers estrangeiros
17/12/2023 - Mobiliário de piscinas ganha design e status
A sofisticação que tem pautado os ambientes dos novos empreendimentos de alto padrão no mercado imobiliário carioca vem se estendendo também ao mobiliário das chamadas áreas molhadas. As piscinas ganharam status e aposentaram as velhas cadeiras de plástico e as espreguiçadeiras que mal reclinavam.
Um exemplo é o parque aquático que a RJZ Cyrela criou no Iconyc By Yoo, em Botafogo, que terá mesas e cadeiras dentro d’água, assinadas pela Vondom, uma marca espanhola com filiais no mundo todo. O investimento no mobiliário da piscina não para por aí. A pool house será decorada com poltronas Magis Proust, do designer italiano Alessandro Mendini, baseadas na cadeira desenhada pelo próprio Mendini para o grupo milanês Studio Alchimia em 1978.
Já o Mudrá, na Barra da Tijuca, oferecerá a seus moradores, entre outros móveis de grife, as chaises Sailor da Tidelli, marca brasileira que desenvolveu produtos especialmente para o residencial.
—Temos buscado investir em mobiliários de design assinados, com peças surpreendentes — destaca a gerente de Produto da RJZ Cyrela, Christiane Nava.
Mais do que um espaço de lazer, afirma a gerente de Projetos da Mozak, Clarissa Grinstein, o cliente de alto padrão anseia por design, bom gosto e sofisticação. No Marias, em Ipanema, para agradar às exigência desse comprador, a empresa apostou em um mobiliário que assegura a comodidade encontrada nos melhores hotéis da cidade.
— Os móveis são feitos de materiais que dialogam com o universo praiano por meio de cordas náuticas. Já as cores são vibrantes e despojadas como o astral do Rio — diz ela.
Para quem está construindo um novo imóvel, o mercado também traz muitas novidades. A Portobello Shop, marca líder no varejo de revestimentos cerâmicos, oferece a Coleção 23, em concreto Sidewalk Pool, que combina cimento sem queima com pequenos agregados naturais (fragmentos de rochas).
A Geiger, uma das empresas do coletivo MillerKnoll, que reúne empresas de design de diversos países, está lançando no Brasil sua primeira coleção de móveis para ambientes externos, como a poltrona, o pufe e o sofá Cross-hatch, produzidos com tecidos Sunbrella, apropriados para espaços ao ar livre, pois são resistentes ao calor e à água.
BELEZA & HARMONIA
Em geral, nas casas que constrói, a Avanço Realizações Imobiliárias faz sugestões para o mobiliário externo, mas deixa a escolha por conta do futuro morador. Já nos prédios, a história é outra. O Signature, na Praia do Pepê, na Barra, é um bom modelo. A piscina do residencial pé na areia ganhou um mobiliário que faz conexão com a praia.
— Usamos mesas com ombrelones e cadeiras feitas de corda náutica para criar um ambiente mais moderno. Os compradores estão cada vez mais atentos e valorizam muito esses detalhes — diz a arquiteta da Avanço Monique Nunes.
Além da beleza e da inovação dos móveis de piscina, as incorporadoras estão atentas à praticidade e à durabilidade do mobiliário, como fez a Carvalho Hosken no Elos, na Ilha Pura.
— A vida útil dos produtos é um fator importante, assim como as cores. Os tons sóbrios acabam prevalecendo, já que não brigam com a exuberância do colorido dos espelhos d’água e dos jardins — argumenta a gerente de Incorporação, Talitha de Abreu Ribeiro.
Diretor de Incorporações da Gafisa no Rio de Janeiro, Frederico Kessler ressalta que há muitas opções no mercado e que é preciso ter cuidado para não haver uma mistura excessiva de peças de diferentes estilos. No Canto Mar, no Arpoador, a opção foi por sofás orgânicos que se adequam ao formato da piscina externa.
— Os móveis precisam combinar entre si quanto a materiais, texturas, cores e formas, e o conjunto deve remeter à ambientação pretendida de forma muito harmônica.
Fonte: Morar Bem